Recado

Paulinho da Viola & Casquinha

Quando cheguei na Portela, em 1964, eu era um jovem que desejava ser aceito pela ala dos compositores da escola. No início, eu apenas acompanhava outros sambistas cantando seus sambas, quando seu Ventura olhou para mim e disse: “Vai, garoto, mostra um samba seu”. Eu disse que tinha uma primeira parte e quem quisesse poderia fazer uma segunda. Cantei a primeira parte de “Recado” duas vezes e quando terminei, o Casquinha imediatamente começou a cantar uma segunda que ele tinha composto ali na hora. É com tristeza que eu lamento o falecimento desse parceiro e amigo que me recebeu com muita generosidade entre os compositores da Portela. Obrigado, Casquinha.

Paulinho da Viola

 

X.X.X.X.X

 

…e Casquinha da Portela teve participação direta na chegada de Paulinho da Viola à Portela, levado pelo primo Oscar Bigode.

Paulinho da Viola já era compositor da Escola de Samba Jacarepaguá, e chegou a Portela num domingo e foi apresentado a turma de compositores, um grupo grande que pediu a ele que mostrasse um samba de sua autoria.

Paulinho lembrou que tinha uma primeira parte de um samba que se chamava “Recado”.

Convidou os compositores a completar a música, com a segunda parte. Casquinha não esperou nem que Paulinho cantasse novamente, e chegou com letra pronta, tornando-se parceiro naquele momento (ouça adiante!).

Foi com esse samba que Paulinho da Viola ingressou na Portela.

Recado (Paulinho da Viola & Casquinha) – A Voz do Morro & Paulinho da Viola(1965)

 

Tags:
  • Compartilhe:

Escreva um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *