Palhaçada
Parece que a primeira gravação de “Palhaçada”, de Haroldo Barbosa e Luiz Reis foi a de Ivon Curi, feita no dia 16 de fevereiro de 1961, disco RCA Victor 802311a, lançado no mês de março do mesmo ano (ouça adiante!). Outras gravações podem ser anteriores, mas como as gravadoras só trazem a data de lançamento, fica difícil de constatar. Lançadas em março de 1961, são as de Isaura Garcia, Walter Vanderley, Dóris Monteiro e Elisete Cardoso (Confira em ‘O tempo não apagou’). Em abril foram lançadas as de Miltinho (a mais divulgada na época), e Heraldo e Seu Conjunto.
Extraído de Miguel Nirez Azevedo
Ivon Curi(1961)
X.X.X.X.X
Ao contrário de “Nossos momentos”, “Palhaçada” mostra o lado não-romântico da parceria Luiz Reis e Haroldo Barbosa e é o seu maior sucesso. Num estilo sincopado, meio bossa nova, o samba focaliza as desventuras de um sujeito que, apesar de enganado e abandonado por uma mulher, admite aceitá-la de volta com as desvantagens que isso possa representar: “Mas se ela quiser / voltar pra mim / vai ser assim / cara de palhaço / roupa de palhaço / até o fim.”
Mais conhecido como “Cara de palhaço”, “Palhaçada” teve só em 1961 onze gravações, o que comprova o seu sucesso. Contudo a do personalíssimo Miltinho foi a que marcou (ouça adiante!), sem demérito para as dos rivais Ivon Curi, Dóris Monteiro, Isaura Garcia e Elizeth Cardoso (confira em ‘O tempo não apagou’) (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).
Extraído de http://cifrantiga3.blogspot.com.br
Miltinho(1961)
X.X.X.X.X
Miltinho é, sem dúvida, o grande intérprete de “Palhaçada”, samba de Luiz Reis e Haroldo Barbosa lançado em 1961. Sua voz anasalada e metálica cai como luva para vestir os trejeitos do homem que compreende as necessidades de sua amada e se submete a vestir-se tal qual o grande artista do circo: “cara de palhaço, roupa de palhaço, até o fim”.
Extraído de http://www.esquinamusical.com.br/
X.X.X.X.X
“Palhaçada”, na voz de Miltinho, foi “pule de dez” da dupla de autores, o seu cartão de visita. A exemplo de “Cara de pau”, “Devagar com a louça” e “Só vou de mulher”, trata-se de um samba de sabor bem carioca, na linha da sátira dos costumes, com um molho na batida do teclado que evoca o toque buliçoso de pioneiros como Nonô. “Palhaçada” é uma composição emblemática do que, na época – início dos anos 60 -, se chamou “samba de balanço’ ou “sambalanço”, uma corrente entre a bossa nova e o samba tradicional da qual Luiz Reis, João Roberto Kelly, Ed Lincoln, Orlandivo, Luiz Bandeira, Sílvio César, Miltinho, Dóris Monteiro e o baterista Jadir de Castro, por exemplo, foram rematados cultores.
Extraído de http://liberatinews.blogspot.com.br/
Arquivo
- novembro 2025
- setembro 2020
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- março 2020
- dezembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018
- maio 2018
- abril 2018
- março 2018
- fevereiro 2018
- janeiro 2018
- dezembro 2017
- novembro 2017
- outubro 2017
- setembro 2017
- agosto 2017
- julho 2017
- junho 2017
- maio 2017
- abril 2017
- março 2017
- fevereiro 2017
- janeiro 2017
- dezembro 2016
- novembro 2016
- outubro 2016
- setembro 2016
- agosto 2016
- julho 2016
- junho 2016
- maio 2016
- abril 2016
- março 2016
- fevereiro 2016
- janeiro 2016
- dezembro 2015
- novembro 2015
- outubro 2015
- setembro 2015
- agosto 2015
- julho 2015
- junho 2015
- maio 2015
- abril 2015
- março 2015
- fevereiro 2015
- janeiro 2015
- dezembro 2014
- novembro 2014
- outubro 2014
- setembro 2014

