Bahia com h

Denis Brean

Por que Bahia é com “h” e baiano não?

Bahia, o nome do estado nordestino, é grafado com h. Já baía, o acidente geográfico, é grafado sem h e com acento agudo no í.

Antigamente, o h era utilizado para indicar o hiato (bahia, sahida, Pirahi, jahu).

Quando esse uso do h foi abolido (o hiato passou a ser indicado pelo acento: baía, saída, Piraí, jaú), o estado da Bahia manteve a grafia tradicional.

No entanto, as palavras derivadas do nome do estado são grafadas sem h, o mesmo ocorrendo em compostos: baiano, bainidade, laranja-da-baía, coco-da-baía, etc.

Extraído de http://profzanon.blogspot.com.br

 

X.X.X.X.X

 

“Bahia com h” é um samba exaltação, verdadeira obra-prima do paulista (de Campinas) Dênis Brean (Augusto Duarte Ribeiro). Um decreto baiano de 1931 havia estabelecido a grafia da Bahia com H, reconhecida nos vocabulários de 1943 e 1945, embora com a oposição de alguns gramáticos. A Bahia, por tantos títulos, bem merece esse privilégio ortográfico, pois despossuída do H não é “a Bahia”, mas um acidente geográfico qualquer.

Criação e grandioso sucesso de Francisco Alves na Odeon, registrado em 29 de agosto de 1947 e lançado em novembro do mesmo ano, disco 12810-A, matriz 8261 (ouça adiante!). O curioso é que, na edição e no disco, a Bahia vem grafada sem H, apesar do vocabulário oficial já o exigir.

Extraído da “Minhateca” de Samuel Machado Filho

Francisco Alves(1947)

Tags: Bahia / Brean / Francisco Alves /
  • Compartilhe:

Escreva um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *