Boneca cobiçada

Biá & Bolinha

Um bolero caipira, “Boneca cobiçada” ganhou as paradas de sucesso em janeiro de 57, nelas permanecendo por mais de dez semanas. Composto por artistas sertanejos – Biá (Sebastião Alves da Cunha) e Bolinha (Euclides Pereira Rangel) -, o bolero teria, naturalmente, que ser lançado por uma dupla do gênero (Palmeira e o próprio Biá), cantando em terças como manda o figurino. Aliás, Palmeira e Biá foram figuras importantes nesse setor de nossa música, atuando juntos ou com outros parceiros.

Mas seu grande sucesso foi mesmo “Boneca cobiçada”, tão grande que ensejou a promoção de Palmeira (Diogo Mulero) a diretor artístico dos discos sertanejos da RCA. Aproveitando a popularidade de “Boneca cobiçada”, e em contrapartida a seus exageros românticos, foi gravado pelo humorista Zé Fidélis, ainda em 1957, o bolerinho satírico “Boneca cabeçuda”.

Extraído de http://cifrantiga3.blogspot.com.br

 

X.X.X.X.X.X.X.X.X

 

Em 1956, Bolinha, teve o bolero “Boneca cobiçada”, de sua autoria e Biá, gravado pela dupla Palmeira e Biá (ouça adiante!), que se tornou um grande sucesso e uma das músicas mais gravadas da Música Popular Brasileira (Confira em ‘Qual Delas ?’).

Extraído de http://www.dicionariompb.com.br/bolinha

Palmeira e Bia(1956)

 

X.X.X.X.X.X.X.X.X

 

Bolinha é o autor da letra da música “Boneca cobiçada”, que na época ainda se chamava “Enganada” e pediu à Biá que fizesse a música. Por sugestão de Bolinha, ele inicialmente tentou utilizar o ritmo da Guarânia (gênero musical de origem paraguaia muito utilizada em músicas sertanejas na época), mas depois de algumas tentativas observou que a condução não combinava com história. Então decidiu utilizar na melodia o ritmo do Bolero, ritmo este que ele tocava muito em sua juventude em casas noturnas na sua cidade natal (Coromandel-MG), que fazia muito sucesso na época. Com a junção do bolero à música sertaneja, surgiu um novo ritmo chamado de ‘Bolero Sertanejo’ ou ‘Bolero de Dueto’. Não demorou muito e a nova canção se tornou um grande sucesso na região.

Extraído de http://baudamusicasertaneja.blogspot.com.br

Tags: Bia / Bolinha / boneca / cobiçada / Palmeira /
  • Compartilhe:

Escreva um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *