Sassaricando

Luis Antonio & Ze Mario(Candeias Jota Junior) & Oldemar Magalhaes

O produtor de teatro musicado, Valter Pinto, e sua estrela preferida, Virgínia Lane, pediram a Luís Antônio e Jota Júnior uma música para “Jabaculê de Penacho”, uma peça que iam estrear. Era composta assim, de encomenda, “Sassaricando”, marchinha destinada a princípio a animar um quadro intitulado “A Dança do Sassarico”.

A realidade é que Valter adorou o tema, elegendo-o motivo da peça, que passou a se chamar “Eu Quero Sassaricar”. E, do palco, o prestígio da marcha ganhou a cidade, para fazer de “Sassaricando” o maior sucesso de 52 (ouça adiante!). Criou mesmo um neologismo, o verbo “sassaricar”, de sentido malicioso. Por motivo de arrecadação de direitos autorais, o compositor Jota Júnior aparece na composição com o pseudônimo de Zé Mário.

Extraído de http://cifrantiga3.blogspot.com.br

Virginia Lane & Coro & Astor Silva e Orquestra(1951)

 

X.X.X.X.X

 

Trecho de “MARIA CANDELÁRIA”: SASSARICANDO NO SERVIÇO PÚBLICO
Em 22.08.2006Astor

O carnaval de 1952 foi marcado por críticas por parte da imprensa especializada pela sua mercantilização. O povo somente cantou nos bailes aquelas músicas que as sociedades arrecadadoras permitiram. Muitos sambas e marchas de qualidade são proibidos de serem veiculadas devido ao fato de não possuírem autorização legal. Assim, nos programas de rádio que antecedem ao carnaval, só se podem ouvir músicas previamente escolhidas, o povo impedido de fato de expressar suas preferências.

No entanto, apesar de apresentar poucos sambas e muitas marchas, uma tendência ao longo dos últimos anos, foi um sucesso em termos de qualidade de suas músicas, qualidade aqui devendo ser entendida em seu sentido carnavalesco. Mais uma vez, escuta-se de tudo; o morro, a cidade, os problemas sociais, o passional, as sátiras aos costumes etc. Foi um carnaval, pode-se dizer, o mais eclético possível, praticamente todos os gostos contemplados.

………

Virgínia Lane, a “Vedete do Brasil”, cuja popularidade estava nas alturas, e segundo as colunas de fofocas, amante de Getúlio Vargas, brilhava no palco do ‘Teatro Recreio’ com a revista de Freire Júnior e Luiz Eglésias “Eu quero sassaricá”. Baseados na revista, Luiz Antônio, Zé Maria e Oldemar Magalhães compõem “Sassaricando”, marcha deliciosamente maliciosa, em que deixam claro que, no final das contas, todo mundo é chegado num sassarico. Foi um sucesso estrondoso, popularizando um termo que virou moda por longo tempo. Terminou premiada no concurso oficial da prefeitura do Rio de Janeiro.

Extraído de http://decadade50.blogspot.com.br

 

X.X.X.X.X

 

A marchinha foi sem dúvida o maior sucesso do carnaval de 1952.
Nesta cena, Virgínia aparece no auge de seu talento e beleza.
Cena do filme ”TUDO AZUL’ de 1952, dirigido por Moacyr Fenelon.

Tags: Astor / candeias / jota / Lane / Luis / Mario / Oldemar / sassaricando /
  • Compartilhe:

Escreva um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *