06/06/2016

A birita no carnaval

O sucesso de “Cachaça” no carnaval de 1953 (“Você pensa que cachaça é água/ cachaça não é água não / cachaça nasce no alambique / e água vem do ribeirão”) deflagrou um ciclo etílico de marchinhas que imperaria nos carnavais seguintes (“Saca-rolha” (54), “Ressaca” (55), “Turma do funil” (56)). Com melodias parecidas, sempre no modo menor, mas gravadas com grande animação, três dessas marchinhas (“Cachaça”, “Tem nego bebo aí” e “Turma do Funil”) projetaram Mirabeau Pinheiro como compositor.

Extraído de http://cifrantiga3.blogspot.com.br

 

X.X.X.X.X.X

 

“Cachaça” foi marchinha de sucesso no carnaval de 1953, até hoje cantada nos salões, de autoria de Mirabeau, Lúcio de Castro e Héber Lobato. Surgiu neste registro do comediante Colé Santana (tio do “trapalhão” Dedé), em dueto com Cármen Costa, lançado pela Copacabana em janeiro desse ano, sob número de disco 5012-A, matriz M-248. Colé também a interpretou, ao lado de Grande Otelo, no filme “Carnaval Atlântida”. Direitos fonográficos reservados à Universal Music International Ltda.(ouça adiante!).

“Tem nego bebo aí” é inesquecível marchinha. Um dos hits do carnaval de 1955. Cármen Costa a lançou pela Copacabana em janeiro desse ano, também no 78 rpm número 5363-A, matriz M-1004, e ainda cantou este clássico no filme “Carnaval em Marte”, de Watson Macedo (ouça adiante!).

Extraído de Samuel Machado Filho

Cachaca (Mirabeau & Heber Lobato & Lucio de Castro & Marinosio Filho) – Carmen Costa & Cole Santana & Coro(1953)

Tem nego bebo ai (Mirabeau & Ayrton Amorim) – Carmen Costa & Coro(1954)

 

X.X.X.X.X.X

 

A bebida é um dos temas preferidos quando o assunto é marchinha carnavalesca. Em 1956, o sucesso “Turma do funil”, uma parceria de Mirabeau, Mílton de Oliveira e Urgel Castro, foi lançado na Copacabana pelos Vocalistas Tropicais (ouça adiante!).

Extraído de http://jovempan.uol.com.br/

Turma do funil (Mirabeau & Milton de Oliveira & Urgel de Castro) – Vocalistas Tropicais(1956)

 

X.X.X.X.X.X

 

No programa “Brasil Sonoro” levado ao ar no dia 4/06/2016, pela E-Paraná – 97,1 FM e 630 AM, esse “coquetel” carnavalesco foi por nós lembrado no quadro ‘QUAL DELAS ?’ (ouça adiante!).

 

Tags: Amorim / Cachaça / castro / Colé / Costa / Lobato / Marinosio / Mirabeau / Oliveira / Sonoro /
  • Compartilhe:

Escreva um comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *