A voz do violão
Em julho de 28, a Companhia Trololó, de Jardel Jercolis, estreou no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, a revista “Não é isso que eu procuro”. Muito ruim, a peça saiu logo de cartaz, deixando, porém, uma canção, “A voz do violão”, da maior importância no repertório de seu criador, Francisco Alves. Esta composição nasceu quase por acaso, a partir de uns versos de Horácio Campos, libretista da peça, que chegaram ao conhecimento de Chico através de Jardel.
Entusiasmado com o poema, o cantor pegou o violão e só sossegou quando dias depois aprontou a melodia, por sinal muito boa.
Aliás, em que pese o fato de ter comprado sambas no início da carreira, Francisco Alves deixou algumas boas canções realmente de sua autoria. “A voz do violão” foi gravada comercialmente por Alves quatro vezes: a primeira na Parlophon, em 1928 (ouça adiante!), e as três seguintes na Odeon, sendo a última em 1951. Há ainda uma quinta gravação, realizada num programa da Rádio Nacional que foi editada em disco pela empresa Collector’s.
Extraído de http://cifrantiga3.blogspot.com.br/
Francisco Alves(1928)
X.X.X.X.X.X.X.X.X.X
Os musicólogos, quando falam sobre a origem do violão, citam duas hipóteses prováveis.Uma delas é a de que o violão tenha sido derivado do alaúde. A outra, é que o instrumento teria sofrido diversas transformações e adaptações a partir da denominada kethara grega, que foi a precursora da cítara romana.
Ao longo dos tempos, os poetas e compositores brasileiros, com bastante frequência, enaltecem este – que mais do que um instrumento musical, assume o papel, conforme Francisco Alves em parceria com Horácio Campos, de “companheiro inseparável”, em A Voz do Violão:
“Eu tenho um companheiro inseparável
Na voz do meu plangente violão…”
No Brasil, o violão encontrou ambiente favorável para desenvolver-se. Embora considerado “instrumento de malandro” no início do século vinte, sua popularidade cresceu de tal maneira que hoje não se fala no violão sem citar violonistas brasileiros, tanto no gênero erudito quanto no gênero popular.
Extraido de Omar Jubran em http://www.jornalmovimento.com.br/
X.X.X.X.X.X.X.X.X
Rolando Boldrin recebe o cantor Lula Barbosa (São Paulo – SP), acompanhado do violonista Laércio Ilhabela (Nova Europa – SP) que interpretam “A voz do violão” (Francisco Alves / Horácio Campos)
X.X.X.X.X.X.X.X.X
Arquivo
- dezembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018
- maio 2018
- abril 2018
- março 2018
- fevereiro 2018
- janeiro 2018
- dezembro 2017
- novembro 2017
- outubro 2017
- setembro 2017
- agosto 2017
- julho 2017
- junho 2017
- maio 2017
- abril 2017
- março 2017
- fevereiro 2017
- janeiro 2017
- dezembro 2016
- novembro 2016
- outubro 2016
- setembro 2016
- agosto 2016
- julho 2016
- junho 2016
- maio 2016
- abril 2016
- março 2016
- fevereiro 2016
- janeiro 2016
- dezembro 2015
- novembro 2015
- outubro 2015
- setembro 2015
- agosto 2015
- julho 2015
- junho 2015
- maio 2015
- abril 2015
- março 2015
- fevereiro 2015
- janeiro 2015
- dezembro 2014
- novembro 2014
- outubro 2014
- setembro 2014