Abre a janela

Roberto Roberti & Arlindo Marques Junior

O samba “Abre a janela” defende a regalia masculina de “cair na orgia”, com direito ao perdão da mulher, passado o carnaval. E o amante folião anuncia e justifica o seu projeto de liberação ao pé da janela da namorada, como se fizesse uma serenata: “Abre a janela formosa mulher / e vem dizer adeus a quem te adora / apesar de te amar / como sempre amei / na hora da orgia eu vou embora”. Em seguida, sugere uma solução conciliatória ofertando-lhe em penhor o coração e prometendo voltar para a sua companhia, assim que a orgia terminar…

Ótimo na letra e na melodia, “Abre a janela” foi o primeiro grande sucesso de Arlindo Marques Jr. e Roberto Roberti, uma boa dupla de autores carnavalescos. Este sucesso seria ajudado ainda pela interpretação de seu lançador Orlando Silva (ouça adiante!).

Extraído de http://cifrantiga3.blogspot.com.br

Orlando Silva & Coro & Conjunto Regional RCA Victor(1937)

 

X.X.X.X.X

 

A gravação de Orlando foi a primeira de uma série (Confira em ‘O tempo não apagou’). O sugestivo título de “Abre a janela” gerou outras canções (Confira em ‘O poder da criação’). Link adiante:

(http://qualdelas.com.br/abre-janela/)

 

X.X.X.X.X

 

No programa “Brasil sonoro” levado ao ar no dia 01/08/2015, pela E-Paraná – 97,1 FM, a canção “Abre a janela” foi por nós apresentada no quadro ‘QUAL DELAS ?’ (ouça adiante!).

 

Tags: abre / apagou / arlindo / criação / janela / Orlando / RCA / Roberti /
  • Compartilhe:

Escreva um comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *