Beijinho doce

Nhô Pai(João Alves dos Santos)

“Beijinho doce” é uma canção composta por Nhô Pai (João Alves dos Santos – 1912/1988).

Foi o maior sucesso do compositor Nhô Pai, gravado pela primeira vez em 1945 pelas ‘Irmãs Castro’ e, posteriormente, pelas ‘Irmãs Galvão’. Tornou-se uma canção popular quando foi incluída no filme “Aviso aos navegantes” em 1950. A música também foi gravada por Tonico e Tinoco, José Augusto, Chitãozinho e Xororó e até mesmo Ivete Sangalo, dentre tantos outros.

Além do filme “Aviso aos navegantes” (1950 – Adelaide Chiozzo e Eliana) (veja e ouça adiante!) e “O conto do vigário” (1976 – Nalva Aguair), a música foi incluída na novela da TV Globo “A favorita” (2008), interpretado pelas personagens Flora e Donatela, que formavam a dupla sertaneja ‘Faísca e Espoleta’ (Patrícia Pilar e Cláudia Raia). Embora não tenha feito parte da trilha sonora da novela lançada em CD, a música fez grande sucesso entre os telespectadores.

Após a novela, a música tornou-se uma febre com remixes que foram executados exaustivamente em boates e baladas por todo o Brasil.

Fonte: Cultureba.

Extraído de http://museudacancao.blogspot.com.br/

Eliana Macedo & Adelaide Chiozzo(1950)

 

X.X.X.X.X

 

Corrido que, sem dúvida, é o maior sucesso autoral de Nhô Pai (João Alves dos Santos), nascido (28/3/1912) e falecido (12/3/1988) na cidade de Paraguaçu Paulista. É o lado B do segundo disco das ‘Irmãs Castro’ (Maria de Jesus e Maria de Lourdes), o Continental 15393, gravado em 28 de junho de 1945 e lançado em agosto do mesmo ano, matriz 10433 (ouça adiante!). Clássico que recebeu inúmeras regravações, destacando-se as de Sólon Sales, Nalva Aguiar e da dupla Adelaide Chiozzo e Eliana Macedo, que igualmente o interpretaram no filme “Aviso aos navegantes”, produzido pela Atlântida em 1950. Direitos fonográficos reservados à Warner Music Brasil Ltda., uma empresa Warner Music Group. ISRC: BRWMB-0101575.

Extraído de Samuel Machado Filho

Irmas Castro(1945)

 

X.X.X.X.X.X

 

“Beijinho doce” é uma canção composta por João Alves dos Santos, o popular Nhô Pai (1912–1988), que foi gravada pela primeira vez em 1945 pelas ‘Irmãs Castro’, dupla formada por Maria de Jesus Castro e Lourdes Amaral Castro. A gravação das irmãs obteve relativo sucesso, mas somente em 1951, com o filme ‘Aviso aos navegantes, a canção passa a ser conhecida nacionalmente nas vozes de Adelaide Chiozzo e Eliana Macedo, grandes estrelas da Atlântida Cinematográfica.

A canção já teve inúmeras gravações e também foi sucesso nas vozes das Irmãs Galvão, Duo Ciriema e da cantora Nalva Aguiar (confira em ‘O tempo não apagou’). Em 2008, foi tema das personagens Flora e Donatella, que formavam a dupla sertaneja Faísca e Espoleta, na novela da Rede Globo, “A favorita”. Embora não tenha feito parte da trilha sonora da novela lançada em CD, a música fez grande sucesso entre os telespectadores.

Extraído de https://pt.wikipedia.org

Tags: beijinho / castro / Chiozzo / doce / Eliana / Nalva / navegantes / Nhô /
  • Compartilhe:

Escreva um comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *