23/11/2025

Dia Nacional do Samba

Também conhecido como “Dia Nacional do Samba”, a data foi oficializada recentemente, mas há anos é celebrada em diferentes cidades.

O Dia do Samba é comemorado no dia 2 de dezembro.

O samba é um gênero musical brasileiro que faz parte da vida das pessoas há décadas, passando de geração para geração. A importância do estilo musical para o Brasil é tão grande que foi oficializado uma data para celebração: o Dia do Samba.

Com origem nas primeiras décadas do século XX, o samba é um tradicional estilo de música baseado em manifestações rítmicas de povos negros escravizados que, ao longo dos anos, fez sucesso nos morros e periferias, chegando à classe média e alta ao redor do país.

O Dia do Samba é celebrado em 2 de dezembro há décadas e é comemorado de diferentes maneiras pelo país e, principalmente, na cidade do Rio de Janeiro.

Além disso, desde 1996, lá é realizado neste dia o “Trem do Samba”, quando grupos ocupam trens do Rio de Janeiro para tocar e cantar sambas nos vagões das composições que realizam trajeto que sai da estação da Central do Brasil e vai até a estação de Oswaldo Cruz, onde desembarcam e se aglomeram nos vários bares locais.

Em Curitiba – PR, estaremos no aconchegante “Bar do Sérgio”, na Av. Francisco Manoel Albizu, 1033 – Bacacheri, no dia 02/12/2025 (terça feira) ouvindo centenas de clássicos do samba selecionados especialmente para a data. O evento acontecerá de 15h até 22h.

Além das bebidas da casa serão oferecidos: “Arroz de carreteiro”, vinagrete e ovos cozidos. Tudo gentilmente preparado pelo mestre Levy Palmeiro.

Solicitamos que confirmem, antecipadamente, sua presença com o gerente do estabelecimento, Sr. Sergio.

Apoio cultural da www.radioueb.com e www.qualdelas.com.br

Tags:
  • Compartilhe:

Escreva um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Luiz Eduardo dos reis disse:

Não deixe o Samba morrer jamais…

F4lconS4lv3dor disse:

“Quem não gosta de samba é ruim da cabeça ou doente do pé” (Dorival Caymmi)

Paulo Roberto Silveira da Rosa disse:

estarei lá.