07/02/2016

Marcha-rancho

Um dos gêneros musicais que compõem nossas raízes, é a “marcha-rancho”, que surgiu no fim do século 19 juntamente com os ranchos, produzida por grupos de instrumentistas, predominantemente de sopro, das chamadas “orquestras” dos ranchos carnavalescos cariocas, com ritmo mais dolente que o das marchas comuns e maior desenvolvimento da parte melódica.

Depois de algumas experiências dos compositores da época, veio à tona em diversas composições imortalizadas.

Especialmente no carnaval, não havia um ano que não despontasse um sucesso do gênero, principalmente a partir dos anos 30.

Exemplo disso está nas 3 que trazemos, composições da segunda metade dos anos 60: ‘Mascara negra’, do carnaval de 1967, com Dalva de Oliveira, ‘Ate quarta-feira’ , do carnaval de 1968, com Marcos Moran e ‘O primeiro clarim’, do carnaval de 1970, com Dircinha Batista.

Mascara negra (Ze Keti & Pereira Matos) – Dalva de Oliveira & Coro(1966)

Ate quarta-feira (Humberto Silva & Paulo Sette) – Marcos Moran & Coro(1967)

O primeiro clarim (Rutinaldo Silva & Klecius Caldas) – Dircinha Batista & Coro(1969)

 

X.X.X.X.X.X.X

 

No programa “Brasil Sonoro” levado ao ar no dia 06/02/2016, pela E-Paraná – 97,1 FM e 630 AM, a marcha-rancho foi por nós lembrada no quadro ‘QUAL DELAS ?’ (ouça adiante!),

Tags: Dalva / Dircinha / humberto / Keti / Klecius / marcha / Matos / Moran / Rancho / Rutinaldo / Sette /
  • Compartilhe:

Escreva um comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


PAULO PINHEIRO disse:

GOSTARIA DE UMA AJUDA EU QUERIA LEMBRAR DE UMA MARCHA DE CARNAVALDE 1967, 1968 OU 1969 EU SÓ SEI UM PEDAÇO DA LETRA, ” VEM O MINHA LINDA NAMORADA VEM, FAÇA DE CONTAS QUE O AMOR OO, SE PUDESSE ENVIAR A ÍNTEGRA DA LETRA EU AGRADEÇO

Salvador disse:

Paulo, a canção que você procura chama-se Linda mascarada, de autoria de João Roberto Kelly e David Nasser. Quem nos ajudou foi Luciano Hortêncio que tem um canal no Youtube maravilhoso. Estou mandando, por email prá você a gravação original.