Ministério da Economia

Geraldo Pereira & Arnaldo Passos

Em seu segundo mandato como Presidente da República, Getúlio Vargas cria o ‘Ministério da Economia’, e isso inspira Geraldo Pereira e Arnaldo Passos a compor um interessante samba crônica a respeito, com perspectivas bastante otimistas, inclusive com barateamento do custo de vida. A música, também chamada “Ministério da Economia”, é lançada pelo próprio Geraldo na ‘Sinter’, em agosto de 1951, com o número 00-00.071-B, matriz S-150 (ouça adiante!), e mereceu mais tarde outras regravações (confira em ‘O tempo não apagou’).

Extraído de Samuel Machado Filho

Geraldo Pereira(1951)

 

X.X.X.X.X

 

No início do segundo governo Vargas, discutiu-se a criação do ‘Ministério da Economia’. A ideia não vingou, mas deu samba. Com bom humor, Geraldo Pereira ironizou a proposta da nova pasta: “era isso que o povo queria”, pois, graças a ela, tudo ficaria mais barato e todos poderiam comer.

Extraído de http://www.franklinmartins.com.br

 

X.X.X.X.X

 

“Ministério da Economia”, composta em 1951, retrata a volta de Getúlio Vargas ao poder, que contava com o apoio dos artistas da época, incluindo Geraldo Pereira. Vinte e oito anos depois, a tentativa da cantora Leci Brandão de gravar a mesma música foi censurada.

Extraído de http://jornalggn.com.br

 

X.X.X.X.X

 

No programa “Brasil Sonoro” levado ao ar no dia 23/04/2016, pela E-Paraná – 97,1 FM e 630 AM, a canção “Ministério da Economia” foi por nós lembrada no quadro ‘QUAL DELAS ?’ (ouça adiante!).

 

Tags: economia / ministério / Passos / pereira / Vargas /
  • Compartilhe:

Escreva um comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *