No cordão da saideira

Edu Lobo

“No cordão da saideira” (Edu Lobo). Gravada no primeiro disco do MPB-4, é uma das melhores do disco (ouça adiante!). Assim como o Frevo nº 2 do Recife, a letra é extremamente nostálgica.

Extraído de https://patomacho.blogspot.com.br

MPB4(1967)

 

X.X.X.X.X

 

A canção faz parte do álbum intitulado “Edu”, gravado em 1967 (confira em ‘O tempo não apagou’)

Extraído dehttp://noblat.oglobo.globo.com

 

X.X.X.X.X

 

Composição incluída no LP de estreia do conjunto MPB4, “No cordão da saideira” foi uma das experiências de Edu com a música pernambucana (aliás, parte de sua formação cultural). A composição não alcançou o êxito de outras criações de Edu, mas revelou a capacidade interpretativa dos integrantes do MPB4. Além disso, numa época em que ritmos nordestinos estavam esquecidos, relembrou ao sul a beleza e o calor de um frevo.

Extraído de http://www.blogdopilako.com.br

 

X.X.X.X.X

 

Excerto do Dvd ‘Vento Bravo’ – Documentário de Regina Zappa e Beatriz Thielmann, Biscoito Fino, 2007.

Obs: No início ele cantarola um trechinho de ‘Frevo No 1 do Recife’, de Antonio Maria.
Edu canta um trecho de sua composição e antes, conta um pouco da gênese deste belíssimo tema: ‘No cordão da saideira’. Esta, aliás, uma das suas pouquíssimas letras autorais, não obstante ser excelente.
“No cordão da saideira” fora feita, léguas de distância do calor de sua amada e idealizada Recife. No frio de Paris, seu autor pode sentir a força da saudade de sua terra e de suas mais ternas lembranças. Foi assim, com sabor de auto exílio, que nasceu este imagético e cheiroso Frevo. Com esta poesia em ode a uma Recife, que estava duplamente distante – metafórica e literalmente de seu autor.

Extraído de Larissa Pereira Gouveia

Tags: cordão / frevo / Lobo / Maria / saideira /
  • Compartilhe:

Escreva um comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *