Nossa canção

Luiz Ayrão

Há canções que tematizam o próprio ato de compor e/ou discutem a canção dentro da canção. Podemos, grosso modo, chamá-las de meta canções. O verso “Eu vou mostrar pra vocês como se dança o baião”, de “Baião”, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga; e “Essa canção é só pra dizer e diz”, de “Você é linda”, de Caetano Veloso, são exemplos evidentes e didáticos.

“Nossa canção” também pode ser analisada por essa perspectiva. O sujeito atenta para a singularidade da canção que é deles (dos amantes), mas que também é nossa (dos ouvintes). Visto que, sem marcadores de gênero ou temporal, “Nossa canção” pode ser cantada (seja onde for) por qualquer um que queira encantar e registrar o amor.

Interessante que o sujeito, ao cantar, exige a atenção de um sentido para além do ouvido: o olhar. Isto aponta, provocativamente, para o efeito sinestésico buscado pelo sujeito.

“Nossa canção” já teve várias interpretações. Vanessa da Mata (Vanessa da Mata, 2002) valoriza a singeleza do discurso. Acompanhada pelo belo e corretíssimo acordeom de Marcelo Jeneci, Vanessa resgata e presentifica um cancioneiro algo interiorano (de imagética sertaneja e caipira) (Confira em ‘O tempo não apagou’).

“Nossa canção” flui como memória (você partiu e me deixou) e reafirmação (até você voltar eu vou cantar) do amor. O canto aquece o espaço deixado por alguém ausente. Cantamos para estar perto; e para conseguir seguir: cantando.

Extraído de http://365cancoes.blogspot.com.br

 

X.X.X.X.X.X.X.X.X.X

 

Em 1966, Roberto Carlos volta a cantar uma balada de Luiz Ayrão, ‘Nossa canção’ (ouça adiante!). “Essa era originalmente uma toada do sertão nordestino, no estilo de Luiz Gonzaga. Mostrei para ele por telefone. Comecei a cantarolar e o Roberto, com seu feeling aguçado, disse que gravaria, mas iria transformá-la em uma balada pop. Foi seu primeiro grande sucesso romântico, a música que começou a tirá-lo da onda do rock”, descreve Ayrão.

Extraído de http://odia.ig.com.br em 17.12.2011.

Roberto Carlos(1966)

 

X.X.X.X.X.X.X.X.X.X

 

Uma das mais belas canções já gravadas por Roberto Carlos, “Nossa canção” é uma composição de Luiz Ayrão, que mais tarde se tornaria um dos maiores sambistas brasileiros. Segundo conta o próprio Luiz Ayrão, “Nossa Canção” foi composta num final de tarde de meados de 1966, após um dia de trabalho cansativo. Inspirado pela música “Yesterday”, dos Beatles, que na época estava nas paradas de sucesso de todo o mundo, e pela saudade de uma antiga namorada, Ayrão concebeu uma das mais lindas e românticas canções dos anos 60.

Extraído de http://wildesbrito.blogspot.com.br

Tags: Ayrão / nossa canção / Roberto /
  • Compartilhe:

Escreva um comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *