Saudade de amar

Dori Caymmi & Paulo Cesar Pinheiro

Caymmi e Pinheiro vencem Grammy de melhor canção brasileira

da Reuters – 18/09/2002

Dori Caymmi e Paulo Cesar Pinheiro receberam hoje o Grammy Latino de melhor canção brasileira como compositores de “Saudade de amar”, interpretada por Nana Caymmi no álbum “Desejo” (ouça adiante!).

O prêmio foi entregue na cerimônia pré-televisiva que aconteceu no Kodak Theatre, em Los Angeles.

A categoria pertence à premiação criada pela Academia Latina de Artes e Ciências de Gravações (Laras, na sigla em inglês) para premiar apenas artistas brasileiros.

Disputavam com Caymmi e Pinheiro:

  • “A voz do coracao”, de Celso Fonseca e Ronaldo Bastos
    Compositores: Ronaldo Bastos & Celso Fonseca
    Faixa do disco “Juventude/Slow motion bossa nova”
  • “Alma”, de Zélia Duncan
    Compositores: Arnaldo Antunes & Pepeu Gomes
    Faixa do disco “Sortimento”
  • “Deixa a vida me levar”, de Zeca Pagodinho
    Compositores: Eri do Cais & Serginho Meriti
    Faixa do disco “Deixa a vida me levar”
  • “Vá morar com o diabo”, de Cássia Eller
    Compositor: Riachão
    Faixa do disco “Acústico MTV”.

Nana Caymmi(2001)

 

X.X.X.X.X

 

Reflexão sobre o amor em “Saudade de amar” de Nana Caymmi

Em “Saudade de amar”, Nana Caymmi aborda a diferença entre sentir falta de alguém e sentir falta do próprio sentimento de amar. A letra deixa claro que a saudade não é do reencontro, mas da experiência intensa que o amor proporcionou, como nos versos: “Saudade, eu tenho saudade / Mas não de contigo voltar / Eu vivo sentindo saudade / De amar”. Essa perspectiva revela maturidade emocional, mostrando que o passado é valorizado não pelo desejo de revivê-lo, mas pela importância das emoções vividas.

O tom nostálgico e reflexivo da música é reforçado por lembranças marcantes, como “Saudade daquele romance que a gente viveu” e “Saudade do instante em que eu te encontrei”. A canção destaca que até mesmo um amor breve pode deixar marcas profundas: “Porém todo amor, mesmo breve / Eu guardo bem dentro de mim”. A interpretação emocionada de Nana Caymmi sugere uma conexão pessoal com a letra, tornando a saudade algo universal e íntimo ao mesmo tempo. O reconhecimento da música, presente em trilhas sonoras e indicada ao Grammy Latino, mostra como essa abordagem sensível sobre a saudade e o amor ressoa com o público brasileiro.

 

X.X.X.X.X

 

Dori Caymmi – Mundo de dentro (2010)

 

Aqui sim podemos usar a expressão: “filho de peixe, peixinho é”. Até o nome é igual ao do pai…

Dori é sem dúvidas uma das vozes mais graves da nossa música popular brasileira, inclusive vai muito bem com fones que valorizam esse tipo de voz. Excelente álbum Dori nos presenteia, esse é do tipo que gosto de postar, daqueles que você escuta todas as faixas sem sentir vontade de avançar.

Grande destaque do álbum para mim é a faixa “Saudade de amar”. Essa música tem uma história interessante, vou colocar o vídeo do próprio Dori falando sobre.

Muito obrigado e até a próxima!

 

Tags: Amar / dori / Nana / pinheiro / saudade /
  • Compartilhe:

Escreva um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Paulo Roberto Victer disse:

Nana Caymmi foi uma das maiores intérpretes da MPB ! O colorido de suas interpretações são fantásticas ! A frase : Saudade eu tenho
mas não de contigo voltar ! É uma gde verdade ! pois como dizia uma outra canção: ” Podemos ser amigos simplesmente, coisas do.amor nunca mais ! Amores do.passado no presente, repetem velhos temas tão banais !” Ou seja, é melhor ficar lembrando dos bons momentos, do que reatar e macular o que tinha ficado !

salvfalcao . disse:

…mas meu amor jamais te aquecerá. Quem passou o que eu passei, não pode mais perdoar.
Walter Rosa em “O pior é saber”.