Saudade dela

Ataulfo Alves

A gravação apresentada na “História da música popular brasileira” é de Sílvio Caldas e orquestra da Odeon dirigida por Simon Bountman. Do disco Odeon n.° 11409, gravado em 8 de outubro de 1936.

Apontada como um dos primeiros sucessos de Ataulfo, “Saudade dela” é o retrato do estilo que individualizou sua obra. Embora a estrutura geral pareça semelhante à de muitos sambas da época, se destaca pela melodia lamentosa, que Ataulfo desenvolveu como marca.

Sílvio Caldas fez a gravação original, e também divulgou a música em programas de rádio e espetáculos de teatro, tornando-a um número quase exclusivo (ouça adiante!).

Extraído de http://mappesonore.altervista.org

Silvio Caldas & Simon Bountman e Orquestra Odeon(1936)

 

X.X.X.X.X.X.X.X.X

 

Entre 1933 e 1941, Ataulfo não cantava suas músicas, mas vários intérpretes gravaram seus sambas.

Extraído de http://antigo.acordacultura.org.br

 

X.X.X.X.X.X.X.X.X

 

Como a proposta foi estudar o aparecimento do tema da “saudade” na obra do compositor, foi necessária tal organização para dar partida à pesquisa. Assim, com este arquivo, consegui enxergar que o tema é ainda mais presente em sua obra do que eu imaginava. Só pelos números “crus”, já ficou evidente a centralidade da “saudade” no trabalho do sambista.

Extraído de Amanda Beraldo Faria em “De Amélias e Barracões : a noção de saudade na obra de Ataulfo Alves”.

 

X.X.X.X.X.X.X.X.X

 

Título tão sugestivo, “Saudade dela”, serviu de inspiração para outras canções. Isto você confere na página “O poder da criação”. Link abaixo:

http://qualdelas.com.br/saudade-dela/

No programa “Brasil sonoro” levado ao ar no dia 10/10/2015, pela E-Paraná – 97,1 FM e 630 AM, essa diversidade foi por nós lembrada no quadro ‘QUAL DELAS ?’ (ouça adiante!).
Tags: ataulfo / caldas / dela / Odeon / saudade / Simon /
  • Compartilhe:

Escreva um comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *