Se você jurar

Ismael Silva & Nilton Bastos & Francisco Alves

O samba adotou uma nova forma, livrando-se da herança do maxixe, no final da década de 1920. Para isso concorreu decisivamente a necessidade, percebida por compositores ligados à pioneira escola de samba “Deixa Falar”, de “amaciar” o ritmo usado na época, adaptando-o a um padrão menos sincopado que facilitasse a fluidez do desfile. Dessa chamada “Turma do Estácio” faziam parte Ismael Silva e Nílton Bastos, autores de “Se Você Jurar”, composição que, sintetizando as novas características, iria se tornar um dos principais modelos dos sambas dos anos trinta.

Grande sucesso do carnaval de 31, nas vozes de Francisco Alves e Mário Reis (ouça adiante!), “Se Você Jurar” tem uma melodia expressiva, especialmente na segunda parte, que retorna à primeira através de dois acordes preparatórios de passagem, incomuns nas canções da época. Já a letra explora o tema da regeneração do malandro, muito em moda na ocasião. Só que neste caso o malandro não parece muito seguro do motivo da mudança, considerando-o um jogo meio arriscado: “A mulher é um jogo / difícil de acertar / e o homem como um bobo / não se cansa de jogar / o que eu posso fazer / é se você jurar / arriscar a perder / ou desta vez então ganhar…”.

Baseado em informação de Ismael, Hermínio Bello de Carvalho assegura em artigo publicado em 1963: “A primeira parte é do Nilton, com a ajuda de Ismael, e a segunda toda de Ismael”. Contrariam essa informação Orestes Barbosa (no livro “O Samba”) e Mário Reis, que afirmam ser a composição somente de Nilton, enquanto Francisco Alves (em sua autobiografia) atribui o estribilho a Nilton, mas se diz autor da segunda parte.

Extraído de http://cifrantiga3.blogspot.com.br

Francisco Alves & Mario Reis & Simon Bountman e Orquestra Copacabana(1930)

 

X.X.X.X.X.X

 

Clássico do samba, inesquecível sucesso do carnaval de 1931, concebido pelo trio Ismael Silva-Nílton Bastos-Francisco Alves. Este último, juntamente com Mário Reis, o imortalizou na Odeon em 5 de dezembro de 30, com lançamento um mês antes da folia, em janeiro, sob número de disco 10747-B (o segundo da dupla), matriz 4080. No acompanhamento, a Orquestra Copacabana, do palestino Simon Bountman. Direitos fonográficos reservados à Universal Music International Ltda.

Extraído de Samuel Machado Filho

 

X.X.X.X.X

 

No programa “Brasil Sonoro” levado ao ar no dia 22/08/2015, pela E-Paraná – 97,1 FM e 630 AM, a canção “Se você jurar” foi por nós lembrada no quadro ‘QUAL DELAS ?’ (ouça adiante!).

 

Tags: Alves / Bastos / Ismael / Mario / Se você jurar /
  • Compartilhe:

Escreva um comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *