Segredo

Herivelto Martins & Marino Pinto

O capítulo mais importante da biografia de Herivelto Martins passou a ser o seu tumultuado casamento com Dalva de Oliveira. Durou de 1937 a 1949, mas repercute até hoje. Ele, no entanto, foi bem mais do que o suposto vilão da história. Fez muitas e diversificadas músicas.

Ha mais de 60 anos, um casamento desfeito tendo a música como pano e fundo. Canções que foram feitas e gravadas, escritas especialmente para essa briga conjugal das mais famosas da nossa história.

Herivelto já anunciava a separação quando compôs “Caminhemos” gravada por Francisco Alves. No mesmo ano fez pra Dalva “Segredo”. Já tínhamos aí dois clássicos numa tacada só.

 

X.X.X.X.X

 

Lançado por Dalva de Oliveira em julho de 47 (ouça adiante!) e, um mês depois, por Nelson Gonçalves (Confira em ‘O tempo não apagou’), “Segredo” se tornou um dos maiores sucessos do ano. Sucesso, aliás, que contribuiu para popularizar a expressão “O peixe é pro fundo das redes, segredo é pra quatro paredes”, citada na primeira parte: “Seu mal é comentar o passado / ninguém precisa saber o que houve entre nós dois / o peixe é pro fundo das redes…”.

De estilo dramático/sentimental, como tantos outros sambas que integram a vertente principal da obra de Herivelto Martins, “Segredo” tem segunda parte de Marino Pinto, feita a pedido de Dalva. “O Marino fez aqueles versos à minha revelia” – esclarece Herivelto – “mas , ficaram tão bons que aceitei imediatamente”.

Extraído de http://cifrantiga3.blogspot.com.br

Dalva de Oliveira & Coro(1947)

 

X.X.X.X.X

 

Quando integrava o Trio de Ouro, Dalva de Oliveira tinha uma ou outra chance de gravar como solista. E essa carreira-solo deslancharia pra valer justamente a partir deste samba-canção clássico de Herivelto Martins (depois aconteceu aquela ruidosa separação de ambos que se sabe) e Marino Pinto, por ela gravado na Odeon em 6 de maio de 1947 e lançado em julho seguinte sob n. 12792-A, matriz 8218.

Extraído de Samuel Machado Filho

 

X.X.X.X.X

 

No programa “Brasil sonoro” levado ao ar no dia 26/09/2015, pela E-Paraná – 97,1 FM, a canção “Segredo” foi por nós apresentada no quadro ‘QUAL DELAS ?’ (ouça adiante!).

 

X.X.X.X.X

 

Assim como a canção de autoria de Herivelto Martins & Marino Pinto recebeu inúmeras gravações (confira em ‘O tempo não apagou’), o tema “Segredo” dá nome a outras tantas (confira em ‘O poder da criação’).

 

 

 

Tags: Dalva / herivelto / Marino / Segredo /
  • Compartilhe:

Escreva um comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *