Tristeza pé no chão

Armando Fernandes(Mamão)

Em 1972, Clara Nunes vence o 5º Festival de Música Popular Brasileira de Juiz de Fora, em Minas Gerais, com o samba “Tristeza pé no chão”, de autoria do também mineiro, Armando Fernandes (Mamão).

Em 1973, Clara chegava ao sexto álbum de sua carreira, sendo o terceiro dedicado ao samba. No disco aparece a canção, com arranjo de Carlos Monteiro de Souza (ouça adiante!).

Clara Nunes & Coro(1972)

 

X.X.X.X.X.X.X.X.X

 

A imprensa noticiou que Armando Fernandes (Mamão) acusou Criolo de plágio “escandaloso” sobre a sua música “Tristeza pé no chão”.

Em 2011, o cantor “Criolo” lançou a música “Linha de Frente” (ouça adiante!) . “Mamão” fala que a mesma foi copiada de “Tristeza pé no chão”, cantada por Clara Nunes em 1973 e composta por ele.

A suspeita de plágio, que foi difundida pelo YouTube, está ligando “Criolo” e “Mamão”, que nunca se encontraram pessoalmente. Em entrevista pra “Billboard Brasil”, “Mamão”, diz que está compondo um sambinha aqui, um sambinha ali, ainda.

Outras faixas de “Nó na Orelha”, creditadas apenas a “Criolo”, têm suas autorias questionadas em blogs e comunidades do Facebook, casos de “Lion Man”, cuja base lembra o tema de jazz etíope “Selametaye Yederes”, gravado pelo cantor Tlahoun Gessesse, e de “Subirusdoistiozin”, cujo piano remete à gravação de Clara Nunes do clássico “Sabiá”, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas – piano esse sampleado (com os devidos créditos) pelo grupo japonês Rip Slyme no hit “Nettaiya”, de 2007.

“Criolo” foi procurado por Billboard Brasil para comentar a relação entre “Linha de frente” e “Tristeza pé no chão”. Após acenar com uma possibilidade de entrevista, a assessoria do artista não retornou mais os e-mails.

Extraído de http://www.moodtv.com.br

Linha de frente (Criolo) – Criolo(2011)

 

X.X.X.X.X

 

EXCLUSIVO: AUTOR DE HIT DE CLARA NUNES APONTA PLÁGIO “ESCANDALOSO” DE CRIOLO

Em 22/08/2014

O fim de semana vai ser de celebração para Criolo. Hoje e amanhã (22 e 23/8), o artista dará uma pausa na gravação de seu terceiro álbum para fazer shows concorridíssimos ao lado de ‘Bituca’, no HSBC Brasil, em São Paulo. Batizado de Linha De Frente – Milton Nascimento Convida Criolo, o espetáculo passou com sucesso por Belo Horizonte em junho e segue para o Rio de Janeiro em setembro.  Já o domingo (24/8) será um dia de festa para o compositor Armando Fernandes, que completará 76 anos de vida. Mas o mineiro, conhecido pelo apelido de ‘Mamão’, poderia estar bem mais feliz. Criolo e Mamão, que nunca se encontraram, estão conectados por uma suspeita de plágio difundida pelo YouTube e em fóruns de discussão da internet. “Linha de frente”, samba lançado por Criolo em ‘Nó na Orelha’ (2011), tem melodia e arranjo exageradamente parecidos com “Tristeza pé no chão”, composição de Mamão gravada com enorme sucesso por Clara Nunes, em 1973, e regravada por Zimbo Trio, Meirelles e sua Orquestra, Alcione, Teresa Cristina e Grupo Semente, Zeca Baleiro, entre muitos outros (confira em ‘O tempo não apagou’). “Linha se frente” passaria até como uma paródia da música do mineiro, tamanha a semelhança da primeira estrofe. Mas, nos créditos de ‘Nó na Orelha’, apenas uma pessoa é citada como autora da faixa: Criolo. Billboard Brasil localizou Mamão em sua residência, em Juiz de Fora, MG. Ainda escrevendo um sambinha aqui e outro acolá, mas sem nunca mais ter experimentado um êxito como o da música em questão, ele classifica o caso como escandaloso. “Tomei conhecimento depois que o cara [Criolo] veio fazer um show aqui em Juiz de Fora [em 2012]. Alguns amigos foram e me falaram ‘pô, Mamão, que coisa interessante, a primeira parte de uma música dele é todinha daquela sua que fez sucesso com a Clara’. Uns cantavam para mim, aí vinham outros e cantavam também. Eu dizia: ‘será que é isso mesmo?’ Até que ouvi a gravação. Realmente, é escandaloso o negócio. O cara gravou como se fosse dele!” Como “Tristeza pé Nn chão” é editada pela EMI, Mamão aguarda que a multinacional tome alguma providência quanto à situação. “Sei que já teve caso de nego mover uma ação, correr atrás para ver o que é de direito. Mas, em princípio, pensei que esse cara tinha feito isso num CDzinho que não fez sucesso. Achei melhor deixar para lá. Mas tá em aberto. Vou acabar ligando para a EMI para dizer ‘corre atrás disso aí! Tem um crioulo nos roubando!’ E eles não costumam deixar por menos, não”, diverte-se o autor, já imaginando a hora em que apresentará o seu samba e alguém irá identificá-lo como sendo de Criolo. “Pode acontecer isso, de um sujeito falar ‘ô, Mamão, você tá plagiando o outro lá’. Até explicar que focinho de porco não é tomada…” Outras faixas de ‘Nó na Orelha’ creditadas apenas a Criolo têm suas autorias questionadas em blogs e comunidades do Facebook, casos de “Lion Man”, cuja base lembra o tema de jazz etíope “Selametaye Yederes”, gravado pelo cantor Tlahoun Gessesse, e de “Subirusdoistiozin”, cujo piano remete à gravação de Clara Nunes do clássico “Sabiá”, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas – piano esse sampleado (com os devidos créditos) pelo grupo japonês Rip Slyme no hit “Nettaiya”, de 2007. Criolo foi procurado por Billboard Brasil para comentar a relação entre “Linha de frente” e “Tristeza pé no chão”. Após acenar com uma possibilidade de entrevista, a assessoria do artista não retornou mais os e-mails.

Extraído de http://www.billboard.com.br/

Tags: Armando / chão / clara / Criolo / Juiz de Fora / Linha / Mamão / Monteiro / pé / Tristeza /
  • Compartilhe:

Escreva um comentário:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *