Viagem

João de Aquino & Paulo Cesar Pinheiro

Datada de 1964, a letra de VIAGEM foi uma das primeiras feitas por PAULO CÉSAR PINHEIRO, talvez o mais produtivo letrista da MPB. Tinha ele então 14 anos, e seu primeiro parceiro foi o violonista JOÃO DE AQUINO, primo de Baden Powell. A canção tornou-se um grande sucesso, em 1973, na voz de MARISA GATA MANSA.

Extraído de ‘Poemoda’, de Etel Frota

 

X.X.X.X.X

 

O poeta Paulo Cesar Pinheiro tinha apenas quatorze anos quando compôs “Viagem”. Impregnada de um lirismo extremo, que se espalha por quase cinquenta versos, sua letra — muito bem musicada por João de Aquino — descreve uma espécie de viagem poética, alegre, luminosa, cheia de imagens surpreendentes que ressaltam o clima onírico da composição: “Vamos indo de carona / na garupa leve / do vento macio / que vem caminhando / desde muito tempo / lá do fim do mar…” Ou, ainda: “Nós só voltaremos / no cavalo baio / o alazão da noite / cujo nome é raio / Raio de Luar”.

Mas, apesar de sua qualidade, a canção teve que esperar nove anos para chegar ao sucesso. Assim, ao ser lançada em 1969, por Baden Powell (primo de João de Aquino) em disco instrumental (ouça adiante!) e logo depois pela cantora Márcia (ouça adiante!), não despertou maiores emoções. Este compacto da Márcia, com acompanhamento de Baden, lançou também “Gente humilde”, sucesso só no ano seguinte, com Ângela Maria.

Finalmente, em 1973, chegou a vez de “Viagem”: Clara Nunes a tinha gravado, mas, como rejeitou o arranjo e não houve tempo para nova gravação não a incluiu em seu elepê anual. Então apaixonada pela canção, sugeriu à amiga Marisa Gata Mansa que fosse ouvi-la num show que Márcia, ao lado de Jair Rodrigues, trouxera para o Teatro Casa Grande, no Rio. Semanas depois “Viagem” entrava nas paradas radiofônicas e na vida de Marisa como o maior sucesso de sua carreira (ouça adiante!).

Curiosamente, o maestro Lindolfo Gaya, que assinara o arranjo recusado por Clara, redimiu-se ao fazer o da gravação de Mansa, utilizando outra concepção. Ainda sobre a melodia de João de Aquino, há uma breve semelhança entre os seus compassos iniciais e os da rancheira “In a Little Spanish Town”, da americana Mabel Wayne, lançada em 1926 (ouça adiante!) (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jaime Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Extraído de http://cifrantiga3.blogspot.com.br/

Baden Powell(1969)

Marcia(1969)

Marisa Gata Mansa(1972)

In a little Spanish town (Mabel Wayne & S. Lewis & J. Young) – Jack Fulton & Paul Whiteman e Orquestra(1926)

 

X.X.X.X.X

 

Paulo César Pinheiro dá a letra

Seleção reúne 12 canções de um dos maiores poetas da música brasileira. Com João Nogueira, Elis Regina, MPB-4, Lenine, Márcia e outros

Laura Mayumi, em 28/01/15

Aos 14 anos de idade, o menino Paulo César Pinheiro iniciou uma longa jornada. Da parceria com o amigo João de Aquino, então com 19 anos, nasceu sua primeira canção, a valsa “Viagem”.

Extraído de http://culturabrasil.cmais.com.br

 

X.X.X.X.X

 

Paulo César Pinheiro, futuro marido da cantora Clara Nunes, tinha apenas 13 anos quando compôs os versos desta valsa, que tem melodia de João de Aquino. Marisa Gata Mansa a lançou na Odeon ainda em 1972, no compacto simples 7B-591, com grande sucesso, e, no ano seguinte, deu título a um LP da cantora, sendo também faixa de abertura desse disco, sem dúvida o de maior sucesso comercial na carreira de Marisa. A música do lado B do compacto original, “Samba do Estácio”, NÃO entrou no LP. Mistério.

Sem dúvida uma das mais belas páginas da MPB, de João de Aquino e Paulo César Pinheiro, valorizada pela interpretação de Marisa Gata Mansa e pelo belo arranjo de Lindolfo Gaya.  Imperdível clássico romântico

Samuel Machado Filho

                         

Tags: Aquino / baden / Marisa / pinheiro / viagem /
  • Compartilhe:

Escreva um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Paulo Roberto Victer disse:

A canção Viagem instrumental na execução por Baden Powell e simplismente irretocável. A mesma faz parte do disco 27 Horas de Estúdio.

Paulo Roberto Victer disse:

A canção Viagem.interpretada por Márcia, é mais uma versão da belíssima canção. Mas o romantismo ficou um pouco apagado. Nota 9

Paulo Roberto Victer disse:

Sem dúvida a canção Viagem na voz de Marisa Gata Mansa é a mais feliz interpretação que já ouvi ! O romantismo da voz da intérprete a coloca numa posição imbatível! Nota 10 !!!

Paulo Roberto Victer disse:

A orquestração de 1926 passa a melodia da canção de uma maneira padrão! Não possui.as nuances que nosvataem para a canção. Nota 5

F4lconS4lv3dor disse:

Não sei se você entendeu, Paulo, é que a canção se assemelha com “Viagem”.