Golpe errado

Geraldo Pereira & Cristóvão de Alencar & David Nasser

Samba do carnaval de 1946 (que caiu em março), de autoria de Geraldo Pereira, Cristóvão de Alencar (o “amigo velho”) e David Nasser. Foi gravado na Victor por Cyro Monteiro em 4 de novembro de 45 e lançado dois meses antes da folia, janeiro, sob número de disco 80-0383-A, matriz S-078405 (ouça adiante!). Houve regravações por Cristina Buarque e Ana Reis (confira em “O tempo não apagou”). Direitos fonográficos reservados à Sony Music Entertainment (Brasil) Ltda. ISRC: BRBMG-4600045. 1946 – Victor 80-0383-A, matriz S-078405 – Cyro Monteiro – Golpe errado

Extraído de Samuel Machado Filho

Cyro Monteiro(1945)

 

X.X.X.X.X

 

Ironia e cotidiano nas relações em “Golpe errado”

“Golpe errado”, de Geraldo Pereira, destaca-se pela maneira irônica e leve com que retrata as pequenas trapaças e desencontros das relações amorosas no cotidiano carioca. A música conta a história de um homem que, todo arrumado, sai com outra mulher enquanto sua companheira legítima está na casa de uma amiga, sofrendo e ainda preparando o jantar para ele. O verso “E ainda leva o jantar embrulhado” reforça o tom de deboche, mostrando que, além de trair, o personagem se aproveita da dedicação da parceira, que mesmo cansada do trabalho, não deixa de cuidar do marido para evitar conflitos.

O refrão “É… um golpe errado” funciona como um comentário coletivo, sugerindo que a vizinhança observa e julga a situação. Esse olhar atento da comunidade é típico do samba sincopado de Geraldo Pereira, que gostava de abordar as fofocas, ironias e desencontros do dia a dia. A música evidencia o contraste entre o glamour superficial do personagem e a dura realidade da mulher, trazendo à tona as injustiças e artimanhas presentes nas relações, mas sempre com o humor e a malícia característicos do samba carioca.

https://www.letras.mus.br/

Tags:
  • Compartilhe:

Escreva um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *